Por Thea Rodini Coordenadora – Educação Infantil. Há 7 anos demos início a um novo desafio na Miró: começamos o nosso Grupo 1. Essas crianças estão iniciando sua vida escolar, dando um passo importante em suas histórias, começando um processo de muitas e diferentes vivências. O período de 0 a 3 anos é muito importante no […]
Continuar lendo
ALTERAÇÃO DO TRÂNSITO EM FRENTE À ESCOLA! Durante o dia de ontem, à tarde, foi implantada pela TRANSERP uma medida que vem sendo negociada pelas escolas Miró e Einstein e pelos prédios da nossa rua há algum tempo. Essa medida visa melhorar o fluxo de trânsito da rua nos horários de pico. = QUAIS SÃO […]
Continuar lendo
Em uma roda de conversa em sala de aula, há alguns anos atrás, um dos alunos levantou a mão e perguntou: “Por que temos que fazer lição de casa?”. Nem preciso dizer que essa pergunta foi repetida, quase como um eco, por muitas outras crianças presentes. Diante do questionamento, a professora pediu para que eles […]
Continuar lendo
Professor Léo “O que seria de nós sem as coisas que não existem.” LUME Teatro Artes do Corpo nasceu como uma disciplina na escola Miró em 2014. Nosso desejo era construir um caminho de experienciação que produzisse escapes do corpo “óbvio”, disciplinado pelo cotidiano e pelo abandono da infância. Percebíamos que conforme os alunos se aproximavam […]
Continuar lendo
Correr, pular, saltar, fazer de conta… A hora do parque é um dos momentos da rotina da Educação Infantil aguardado com muita expectativa por todos, todos os dias! O que torna esse momento tão rico e esperado? Como este momento é pensado para que as crianças convivam e aconteçam interações e trocas? Como as brincadeiras […]
Continuar lendo
SIMMMM! COMEMORAMOS O CARNAVAL NA MIRÓ! ESSA É UMA MANEIRA REVIVEMOS, DE CERTA FORMA, TODA UMA HISTÓRIA E DE ENTENDERMOS MELHOR A NOSSA CULTURA NA ATUALIDADE. São muitas e de longa data as histórias da origem do carnaval. Sabe-se que desde a antiguidade essas manifestações existem com intuito, naquela época, de celebrar os deuses pagãos […]
Continuar lendo
Ana Paula Fortes – Coordenadora Fundamental 1 As escolas, comumente, proporcionam momentos, ao longo do a no, em que educadores e famílias se encontram para falar de aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos e outras informações importantes do funcionamento e princípios da escola: as reuniões de pais. Há diferentes objetivos e formas para que […]
Continuar lendo
Felipe Nassar – professor de Língua Portuguesa Fundamental 2 1 Não tenho muita saudade das aulas da Professora Elisabeth, da sexta série (atual sétimo ano) da escola municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, em São Paulo; a escola ficava em cima de um morro e tinha uma quadra rachada no meio – havia, inclusive, uma […]
Continuar lendo
Como princípio da escola acreditamos em uma avaliação formativa que esteja a favor do processo de aprendizagem do aluno. Assim, a avaliação faz sentido somente quando o aluno está consciente do seu próprio processo, sabendo o que é preciso para aprimorá-lo e podendo, dessa forma, protagonizá-lo de maneira palpável e consistente. Dessa forma, a autoavaliação […]
Continuar lendo
A entrada na adolescência traz a possibilidade de ampliar o olhar: de uma perspectiva mais egocêntrica e autocentrada, típica da infância, agora os jovens começam a olhar para a sociedade de maneira mais ampla e complexa. Por isso, é essencial que a escola seja um espaço onde os alunos estudem os vários contextos, reflitam sobre […]
Continuar lendo