24/04/2017 / Fundamental 1

Vida longa aos Projetos Pessoais!

IMG_2294[1]Em uma roda de conversa em sala de aula, há alguns anos atrás, um dos alunos levantou a mão e perguntou: “Por que temos que fazer lição de casa?”. Nem preciso dizer que essa pergunta foi repetida, quase como um eco, por muitas outras crianças presentes. Diante do questionamento, a professora pediu para que eles respondessem a pergunta que haviam feito e falassem sobre lições, as que gostavam e as que não gostavam.

Após algumas discussões, a importância e a necessidade da lição de casa já não era mais motivo de questionamentos. Embora as crianças tivessem muita clareza das diferentes funções da lição, elas tinham críticas às lições de treino, ainda que entendessem a necessidade das mesmas. A professora, então, lançou uma nova proposta de lição, além daquelas que já realizavam: a pesquisa de temas de interesse pessoal e elaboração de um produto final. Propôs, ao grupo, que cada um listasse o que tinha desejo de conhecer mais e traçou metas individuais com cada um.

Foi assim que “nasceu” o Projeto Pessoal!

Hoje, atividade curricular no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental 1, os Projetos Pessoais são atividades realizadas em casa, com orientações dos professores, quando necessário. São elaboradas pelos próprios alunos, desde a escolha do tema até a forma como vão apresentar, para a sala, o produto final de seu trabalho. Pode ser uma dança, uma maquete, um cartaz, apresentação em slides no Power Point, um texto, uma poesia, um vídeo, uma comida… e por aí vai! O importante é que seja feito pelo(a) próprio(a) aluno(a) com a ajuda da família, se necessário. O tema escolhido pode ser algo que já aprendeu ou que tem curiosidade e quer pesquisar, mas também pode ser sobre uma viagem que fez e que gostaria de dividir com os amigos, por exemplo.

Os Projetos, no decorrer do ano, podem acontecer de diferentes formas: tema sugerido pelo (a) professor (a) de acordo com os estudos e necessidade dos alunos; trabalhos individuais ou em grupos e duplas; prazo de entrega que varia conforme o formato escolhido para a apresentação, etc. Apesar das atividades serem elaboradas em casa, o (a) professor (a) tem a função de orientar os alunos em relação à motivação pelo tema e pela busca que irão fazer, podendo também auxiliar em relação as formas de pesquisa e materiais.

Os resultados dos trabalhos construídos nos Projetos Pessoais são surpreendentes! De fato, todas as falas suscitadas, no momento em que desejavam uma lição na qual pudessem fazer escolhas, foram cumpridas com afinco por seus idealizadores daquele ano e por todos os (as) outros (as) alunos(as) que chegam aos 4ºs e 5ºs anos. A dedicação, criatividade, busca pelo conhecimento e vontade de mostrar para o grupo o tema escolhido pessoalmente são as principais características desses Projetos, além do respeito e interesse pelo trabalho do (a) outro (a).

Agora, assim que o professor entrega a ficha para que seja preenchida com os dados do Projeto Pessoal daquele período, surge a nova pergunta que não quer calar: “Quando será o próximo?”.

Fundamental 1