Home / Indicações

Livros literários

Entendemos a educação como uma possibilidade de transformação e de compromisso com um futuro possível!

Livros literários


A Fraude e outras histórias

Nikolai Leskov
34
Indicado por Renata Martelli – Professora de Teatro F1 e F2

Nikolai Leskov (1831-1895) é considerado um dos maiores contistas russos de todos os tempos, ainda que tenha tido sucesso tardiamente. Sua escrita se caracteriza por uma narrativa com fortes marcas da oralidade e ares de conto popular. Numa escrita enxuta e caracterizada por um certo mistério, uma atmosfera de decadência e um sopro de esperança, que não se estabelece, mas paira. Um misto de magia e realidade imperativa.

Alguns deixam um espaço, uma interrogação, um silêncio imposto, uma ruptura da expectativa construída ao ler.

É uma escrita primorosa. Belíssimo. E se ele, Nikolai Leskov, é hoje redescoberto e apreciadíssimo, é porque trata-se de uma obra primorosa com temas muito atuais. Leitura obrigatória.

Uma Escuridão Bonita

Ondjaki
Pallas
Indicado por Renata Martelli – Professora de Teatro F1 e F2

Este é um livro-imagem que traz o encontro de dois jovens, um garoto e uma garota, bem na hora que a luz de onde estão se apaga. O que a escuridão traz de sensações, desejos, delicadezas, silêncios... o que ela revela a cada página virada, é uma descoberta dos sentidos, do essencial, do belo, da juventude, das histórias contadas e inventadas, da história dentro da história.

Cocô no Trono

Benoit Charlat
Companhia das Letrinhas
Indicado por Indicado pela Equipe do Ciclo 1 - Grupos 1 e 2

Esse é um livro muito apreciado pelas crianças de 1 e 2 anos. É uma história divertida e muito útil para crianças que estão iniciando o processo de retirada de fralda. Estampado em formato grande, em páginas reforçadas e bem coloridas, um pintinho observa e comenta como é o cocô de cada bicho que já aprendeu a usar o vaso sanitário.

Para onde vai a quinta-feira?

Janeen Brian
Brinque Book
Indicado por Indicado pela Equipe do Ciclo 2 - Grupos 3, 4 e 5

Muito interessante para crianças que estão aprendendo a entender e ter noções temporais, o livro conta a história de Pingo e seu amigo Filó que depois de comemorarem o aniversário de Pingo saem em busca de saber para onde vai a quinta-feira antes da sexta-feira chegar.

O Sapo Bocarrão

Keith Faulkner
Companhia das Letrinhas
Indicado por Indicado pela Equipe do Ciclo 1 - Grupos 1 e 2

O sapo Bocarrão é um divertido livro que conta a história de um sapo que tem uma boca enorme, é muito guloso e sai pela floresta perguntando aos outros bichos o que eles gostam de comer até encontrar um terrível crocodilo com seus dentes brancos pontudos.

O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado

Audrey Wood e Don Wood
Brinque Book
Indicado por Indicado pela Equipe do Ciclo 1 - Grupos 1 e 2

Esse livro é muito pedido pelas crianças de 1 a 3 anos. Conta a história de um ratinho que tenta esconder um morango maduro de um grande urso. Um interlocutor oculto é quem vai narrando a história, ao mesmo tempo em que convence o ratinho de dividir o morango com ele.

Quem canta seus males espanta

Theodora Maria Mendes Almeida
Caramelo
Indicado por Indicado pela Equipe da Educação Infantil

Este livro resgata cantigas do folclore brasileiro com letras das músicas e páginas ilustradas por crianças.

Filhotes de bolso e Filhotes de bolso saem de férias

Margaret Wild e Stephen Michael King
Brinque Book
Indicado por Indicado por Jóici Grell - professora do Grupo 4

Bife e Bufe são dois filhotinhos que se aventuram nos bolsos do enorme casaco do Sr. Totó. O sr. Totó, o casaco e os dois pequenos e graciosos filhotes nunca se separam.

Menina bonita do laço de fita

Ana Maria Machado
Claudius
Indicado por Indicado por Jóici Grell - professora do Grupo 4

História de uma linda menininha negra que desperta a admiração de um coelhinho branco. Este deseja saber qual o seu segredo para ser tão pretinha. O coelho queria ter uma filhinha linda como ela.

Como contar crocodilos - Histórias de bichos

Margaret Mayo
Companhia das Letrinhas
Indicado por Indicado por Jóici Grell - Professora do Grupo 4

Este livro contém diversas histórias de animais que nos dão lições de astúcia, de sabedoria, de convivência e de pura travessura. Os pequenos, que amam animais, vão adorar este livro, pois adoram ouvir diversas vezes as histórias dos coelhos, corujas, ursos, crocodilos, macacos, tartarugas e muitos outros animais.

Fantasmínimo, o pequeníssimo fantasma

Brigitte Weninger
Manole
Indicado por Indicado por Jóici Grell - Professora do Grupo 4

Essa é a história de uma garotinha que tem medo de dormir à noite, pois ela imagina ver fantasmas. A autora trabalha de forma delicada o medo e narra algumas estratégias para ajudar a superar este sentimento.

Histórias das mil e uma noites

Ruth Rocha
Salamandra
Indicado por Indicado por Flávia Giubilei - Professora do G5

A autora reconta algumas das histórias que Sherazade articulou em sua jornada para sobreviver ao temido rei árabe com quem se casou. Aladim e a lâmpada mágica, Ali Babá e os 40 ladrões são algumas das aventuras recontadas por Ruth Rocha, aventuras essas que permeiam o imaginário de muitas crianças de todo o mundo.

Os contos de Green

Tatiana Belink
Paulus
Indicado por Indicado por Flávia Giubilei - Professora do G5

Tatiana Belink faz a tradução de alguns dos contos mais tradicionais e conhecidos do universo infantil. Uma tradução complexa e fiel aos traços mais psicológicos de histórias tão conhecidas. A Gata borralheira, Gretel a esperta, Rumpelstilsequim, A Bela adormecida no bosque, entre outras histórias escritas neste livro de forma densa e intensa oferecem aos leitores uma visão mais literária, e menos comercial, dos contos tradicionais.

O Livro Perigoso Para Garotos

Conn Iggulden, Hal Iggulden, Gustavo Mesquita, Maria Beatriz de Medina
Galera Record
Indicado por Indicado por Carol - Professora 2º ano

Esse é um dos livros que mais gosto e indico, o "Livro perigoso para garotos". Ele é uma mistura de manual e almanaque, em que aprendemos a fazer brinquedos (como o avião de papel mais rápido do mundo!), brincadeiras, objetos divertidos (ímã), conta curiosidades sobre fatos científicos e momentos importantes da história.

Se você é uma pessoa curiosa e que adora conhecer coisas interessantes, esse livro é feito para você!

Escaravelho do Diabo

Lúcia Machado de Almeida
Ática
Indicado por Indicado por Rosa Priolli - professora do 5º ano

Um clássico que marcou gerações e que, até hoje, faz sucesso com o público infantil.

Uma trama que envolve o leitor para desvendar uma série de assassinatos que acontecem com pessoas ruivas que, ‘misteriosamente’, recebem um escaravelho dentro de uma caixa. Pistas jogam o leitor de um lado para o outro e, algumas suspeitas, vão nascendo no decorrer da história...

Uma leitura emocionante para os amantes de suspense e mistério!

Terra sonâmbula

Mia Couto
Companhia das Letras
Indicado por Indicado por Marina Cano - coordenadora F1

Uma leitura que nos leva para Moçambique, no sudeste da África, na época dos conflitos internos que aconteceram no pós-guerra da independência do país. Pela narrativa do velho Tuahir e do menino Muidinga, o livro nos aproxima de uma realidade difícil, marcada pela solidão e pela tristeza, mas que ainda assim, abria espaço para os sonhos e desejos de mudança.

Mia Couto, com sua prosa poética, nos envolve de tal forma que começamos a traçar estratégias de luta para nossos próprios conflitos, tanto coletivos como individuais. Uma leitura essencial para quem ainda acredita que podemos construir uma condição melhor para viver.

O incrível menino devorador de livros

Oliver Jeffers
Salamandra
Indicado por Indicado por Giu - professora do 1º ano

Quem tem um apetite insaciável por livros, não pode perder essa história.

Henrique é um menino que adorava livros - mas não exatamente como nós, pois ele gostava mesmo é de comê-los. Primeiro experimentou uma palavra, depois uma frase e, não demorou muito para se empanturrar com três ou quatro livros de uma só vez.

Se você ficou curioso(a) para saber como essa história termina, não deixe de devorá-la!

Os bichos que eu tive (memórias zoológicas)

Sylvia Orthof
Salamandra
Indicado por Indicado por Débora Malagutti - professora do 1º ano

Um livro para divertir a garotada e para falar sobre uma das coisas que eles mais amam: bichos! Nesse livro, a autora conta alguns casos com animais de sua infância, dando alguns toques de imaginação, para deixar tudo mais engraçado. Essas histórias engraçadas e envolventes abrem espaços para muitas discussões atuais e bacanas sobre animais.

Não Pare! - Livro 1

FML Pepper
Valentina
Indicado por Lucas Prota Crippa – aluno do 6º ano 2016

O primeiro livro da trilogia “Não Pare!” realmente não deixa você parar de ler! Ele é bem intrigante e, digamos, que você pode esperar tudo dele. Quando a situação está ruim, acredite: pode piorar.

A história é sobre uma garota chamada Nina. No começo, a vemos em Amsterdam vivendo uma vida normal, quando algo muito estranho acontece: um malabarista tenta matá-la! Descobrimos que essas coisas aconteceram várias vezes, com sua mãe Stela, o que a fez se mudar de país. Para Nina, isso é azar.

... mas será um dom? O que pode estar acontecendo com sua família? Quem é seu pai? E de quem são os penetrantes olhos azuis-turquesa que a fazem desmaiar? Só lendo o livro!

Indico para um público mais da minha idade.

As Bruxas

Roald Dahl
Martins Fontes
Indicado por 4º ano da tarde

Toda mulher pode ser uma bruxa: sua amiga, sua professora, sua vizinha... É sobre isso que o livro conta. O personagem principal é um garoto que perdeu seus pais em um acidente de carro e foi morar com sua avó, que é uma bruxóloga (especialista em bruxas). Ela conta segredos para ele e revela algumas características que somente bruxas possuem. É melhor você ler este livro e descobrir as características antes que trombe com uma bruxa por aí e se dê mal... Nós do 4º ano T garantimos que será uma leitura legal e muito divertida! Toda mulher pode ser uma bruxa: sua amiga, sua professora, sua vizinha... É sobre isso que o livro conta. O personagem principal é um garoto que perdeu seus pais em um acidente de carro e foi morar com sua avó, que é uma bruxóloga (especialista em bruxas). Ela conta segredos para ele e revela algumas características que somente bruxas possuem. É melhor você ler este livro e descobrir as características antes que trombe com uma bruxa por aí e se dê mal... Nós do 4º ano T garantimos que será uma leitura legal e muito divertida!

O caso da estranha fotografia

Stella Carr
Moderna
Indicado por Davi Yamamura Sakamoto Ribeiro – aluno do 6º ano 2016

De férias na praia com seus irmãos Isabel e Marco, Elois não para de fotografar tudo que lhe chama a atenção. Mas em uma das fotos, no fundo do cenário, um detalhe inesperado envolve os três irmãos com uma quadrilha cruel.

Achei bem legal porque tem suspense e um pouco de medo. Eu gosto de livro assim!

Star Wars Academia de Jedi – o retorno de padawan

Jeffrey Brown
Aleph
Indicado por Guilherme Pisi Garcia – aluno do 6º ano 2016

Este é o segundo livro de uma série chamada Academia Jedi, que conta sobre os relatos de um menino chamado Roan na escola de Jedi (um mestre que luta pela paz). Este livro que, na verdade é o diário de Roan, conta sobre tudo que ele passou na escola, desde fazer amigos e ir para o lado negro da força até acabar o ano e ele voltar para a família.

Eu achei bem legal principalmente pelo seu humor e pelo leitor poder acompanhar as dificuldades de Roan. Eu indico para quem gosta de humor, ação e Star Wars.

O grande Junim

Ziraldo
Globo
Indicado por Alexandre Agüí Campos – aluno do 7º ano 2016

Trata-se de uma história sobre uma turma de amigos. Junim é um garoto baixinho e engraçado que tem muitas dificuldades para enfrentar a vida. Seus amigos tentam ajuda-lo para ele se sentir melhor, mas também zoam com ele. Mas o Junim não percebe que ele tem que ser feliz do jeito que ele é!

Eu recomendo para quem quer saber mais sobre a amizade.

O Menino no Alto da Montanha

John Boyne
5EGU1NT&
Indicado por Bruno Morello Labate – aluno do 7º ano 2016

Pierrot era um menino de 8 anos que morava na França com seu pai alemão e sua mãe francesa. Quando Pierrot fica órfão é obrigado a ir morar com sua tia, que é governanta de uma mansão no alto de uma montanha na Alemanha. A história se passa em 1936, perto da 2ª Guerra Mundial, e a mansão pertence a Adolph Hitler. Logo Pierrot se torna um dos protegidos de Hitler, e se junta à juventude alemã.

Eu indico para quem gosta de livros tensos e sobre nazismo.

Cresci, e agora? O que vou ser?

Manuel Filho
Escala Educacional
Indicado por Giovana Saur Bockmann – aluna do 7º ano 2016

Não é bem um livro com histórias. São curiosidades, testes, dicas. Também tem pequenas histórias sobre a vida de alguns adolescentes.

Indico para quem quer se divertir e saber curiosidades sobre o mundo adolescente.

O ladrão de sorriso

Marcelo Duarte
Editora Ática
Indicado por 3º ano da tarde

Após um passeio de escola ao circo, Bia, que não pôde estar presente na excursão, percebeu que algo estranho tinha acontecido com seus amigos. Todos haviam perdido seus sorrisos, respondiam desanimados e mau humorados. O que será que aconteceu com o sorriso da turma? Será que o sorriso foi roubado? Será que tem algo a ver com o circo? Muitos mistérios terão de ser desvendados! Nós do 3º ano convidamos a todos para embarcarem nesta fantástica história.

Cem anos de solidão

Gabriel Garcia Márquez
Record
Indicado por Claudia Nakao (Codi) – coordenação pedagógica F2

Ler García Marquez me parece essencial. O realismo mágico, estilo do qual é mestre, usa a fantasia para revelar a realidade, e nos atravessa por ser tão distante quanto próximo da nossa existência. Cem anos de solidão narra a história de várias gerações da família Buendía, sempre acompanhadas por Úrsula, personagem centenária e matriarca da família. Um livro sobre tempo, família e solidão.

Bem-te-vi e outras poesias

Lalau e Laurabeatriz
Companhia das Letrinhas
Indicado por Equipe da Educação Infantil

Numa linguagem simples e divertida, as poesias do livro brincam com rimas através de cores e nomes, tornando a leitura atrativa e acessível às crianças.

Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela

Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch
Companhia das letrinhas

Indicado por Equipe da Educação Infantil

O livro conta a história da toupeira que vai de animal em animal à procura de descobrir quem fez cocô na sua cabeça. Para encontrar quem foi o autor daquela 'obra' em sua cabeça ela interroga todos os animais que encontra pelo caminho. É um livro divertido e que as crianças adoram, afinal qual a criança que não se diverte falando sobre temas como esse?

Você troca?

Eva Furnari
Moderna
Indicado por Equipe da Educação Infantil

A autora brinca comas palavras e de maneira engraçada propõe diversas trocas. Os personagens ganham características diferentes dos contos tradicionais, o Lobinho é delicado e a Chapeuzinho é malvada. O leão não tem dentes e o dragão é obediente, as trocas propostas pela autora são inusitadas acompanhadas de ilustrações divertidas.

A Garota das Laranjas

Jostein Gaarder
Companhia das Letras
Indicado por Bianca Rocha Gomes Avelino - aluna do 8º ano 2016

Beirando à morte, a tristeza toma conta de um pai, pois ele não poderá conhecer verdadeiramente seu filho de três anos, Georg Roed. Incomodado, o pai resolve escrever uma carta para o garoto ler no futuro, nela conta como se interessou por uma garota que viu um dia na rua e que carregava um saco de Laranjas. Onze anos depois, já adolescente, o garoto encontra a carta e, por meio dela, aprende um novo jeito de pensar e viver. Transformado, Georg resolve “responder” a carta deixada por seu pai. É assim que o livro é construído, ora a carta do pai, ora a resposta do filho. Um livro surpreendente e muito romântico, que debate sobre a questão do tempo, sobre como somos tão pequenos em relação ao universo.

Eu o indico, pois ele muda nosso jeito de pensar e ver o mundo.

Extraordinário

R.J. Palacio
Intrínseca
Indicado por Fernanda Bianchi Sanches e Maria Eduarda Lemos dos Santos - alunas do 8º ano 2016

A história é sobre August, que nasceu com uma deformação no rosto. Sua família, muito protetora, tenta poupá-lo de situações desagradáveis que acontecem nas escolas, privando-o delas. Porém, chega um ponto, em que os pais acham que seu filho não pode aprender tudo o que precisa em casa, resolvem, então, mandá-lo à escola. Lá, August conhece novas pessoas e enfrenta desafios por causa de sua deformação, esse é o foco do livro: como August segue sua vida, apesar de sua deformidade.

Pensamos que o livro é uma metáfora para nos encorajar a enfrentar nossos desafios, mesmo que pareçam grandes. Siga em frente e torne sua vida extraordinária!

O vestido de Jamela

Niki Daly
SM
Indicado por Equipe da Educação Infantil

Mama comprou um lindo tecido e ficou muito contente. Com ele irá fazer um vestido para o casamento de Thelma. O tecido é tão vibrante e colorido que Jamela não consegue resistir, se enrola nele e sai pela rua desfilando toda elegante. Quando percebe o que Jamela fez, Mama fica muito brava, mas no final tudo se ajeita.

Pluft, o fantasminha

Maria Clara Machado
Cedibra
Indicado por 1º ano manhã.

Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Um dia ele conhece uma menina, a Maribel. O pirata Perna-de-Pau sequestrou a Maribel e a escondeu na casa onde Pluft mora com sua família. Pluft ajuda a menina a se salvar. É uma história cheia de aventuras.

Maluquinho, pega na mentira

Ziraldo
Globinho
Indicado por 2o ano manhã

São várias histórias em quadrinhos, em que os personagens mentem. Tem várias partes engraçadas e divertidas. Vale à pena ler!

Sonho de uma noite de verão

Shakespeare - Série Reencontro Infantil
Scipione
Indicado por 3º ano da manhã

Esta história conta sobre quatro jovens apaixonados. No meio dessa paixão, com reis, rainhas, elfos e fadas, acontece uma grande confusão! Puck, um elfo travesso, pinga o pólen de uma flor mágica no olho de um dos jovens apaixonados, então este cai de amores por outra pessoa e uma grande briga entre os dois casais se inicia. Além desta confusão, Puck se envolve em mais encrencas, com Oberon e Titânia, deuses muito briguentos. Mas, para descobrir você precisará ler esta emocionante história!

Coleção Casa da Árvore Mágica

Mary Pope Osborne
Editora Farol
Indicado por 4º ano da manhã

As histórias da coleção sempre acontecem com dois irmãos: João e Aninha. Eles saem todo dia de manhã pra ver se encontram a Casa da Árvore Mágica, pois essa casa é o local de encontro das crianças com a fada Morgana. A fada sempre passa uma missão e um enigma para ser desvendado por eles: resgate de algum livro que é importante historicamente. A busca pelos livros leva os personagens à outras épocas e mundos.

A coleção pode ser classificada como livros de aventura, ação e que tem um toque de suspense. Alguns títulos são: Uma manhã na África, Férias sob vulcão, Golfinhos ao alvorecer, O cavaleiro ao amanhecer…

O diário da rua

Esmeralda Ortiz
Editora Salamandra
Indicado por pelo 5º ano A

O livro conta a história de Esmeralda Ortiz uma menina, que vivia com sua mãe em péssimas condições.

Um dia Esmeralda foge de casa e vai morar na rua com seus amigos.

Ela se envolveu com drogas porque passava fome e frio.

Mas um dia essa realidade muda.

Embarque na história verídica da Esmeralda.

O Gênio do Crime

João Carlos Marinho
Globo
Indicado por 5º ano B

O Gênio do Crime é um livro que conta a história de Seu Tomé, dono de uma fábrica de figurinhas. Ele fabrica figurinhas fáceis e raras e quem completa o álbum ganha prêmios. Porém algum criminoso começa a falsificar as figurinhas raras e isso causa muitos problemas… É quando entra em ação uma turma de garotos para descobrir quem é o Gênio do Crime.

Um porco vem morar aqui!

Claudia Fries
Editora Brinque Book
Indicado por 1ºB

A história deste livro fala sobre um prédio em que todos os moradores não queriam que um porco morasse nele, porque achavam ele sujo. No final, quando todos vão reclamar para o porco, descobrem que este animal é muito legal!

A palavra feia de Alberto

Audrey e Don Wood
Editora Ática
Indicado por 1º B

Esta história fala sobre um menino chamado Alberto. No dia em que ele estava numa festa falou um palavrão feio e todos os convidados ficaram chocados. O menino decide procurar ajuda para não falar mais palavras feias. Alberto consegue parar de falar palavrões. Nós indicamos esta história para vocês!

Livros da série Miolo Mole: Não confunda, Você troca?, Assim assado

Eva Furnari
Moderna
Indicado por 2º ano da tarde

Essa é uma série sobre coisas birutas muito engraçadas e divertidas. Escritos em rimas, os livros te farão rir.

Eles são indicados para as pessoas que gostam de uma boa leitura e coisas maluquinhas.