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Ensino Fundamental 2

Entendemos a educação como uma possibilidade de transformação e de compromisso com um futuro possível!

Aspectos gerais

Do 6º ao 9º ano, os alunos atravessam um período de grandes transformações, trazidas principalmente pela aproximação e entrada na adolescência. São mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que exigem de nós, equipe de educadores, adequação de propostas e estudos que continuem a garantir aprendizagens significativas.

Nessa perspectiva, a partir do 6º ano, o currículo e a organização escolar se alteram muito, exatamente para aproveitar e instigar as novas demandas e capacidades que surgem. A rotina diária conta agora com aulas separadas por disciplinas. O trabalho com professores especialistas favorece o aprofundamento dos conteúdos e a formalização dos trabalhos, envolvendo as diversas áreas do conhecimento. No entanto, o currículo em rede e a interdisciplinaridade continuam a fazer parte dos nossos objetivos pedagógicos.

Ciclos, turmas e faixa etária

No Ensino Fundamental 2, os alunos têm no geral de 11 a 15 anos. Dividimos esse segmento da escolaridade em quatro turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Todavia, percebemos grandes diferenças de desenvolvimento entre os alunos que iniciam o Fundamental 2 e aqueles que estão concluindo essa etapa da escolaridade.

Por isso, organizamos as turmas em dois ciclos: o ciclo 5, formado pelos 6º e 7º anos e o ciclo 6, composto pelos 8º e 9º anos. Essa extensão temporal permite trabalhar melhor as especificidades da faixa etária dos alunos do ciclo 5 (11 e 12 anos) e do ciclo 6 (13 e 14 anos), além de respeitar mais as diferentes experiências de desenvolvimento individual que podem ser percebidas e avaliadas, no decorrer de dois anos.

Nesse sentido, temos duas equipes docentes: uma que trabalha com o ciclo 5 e outra com o ciclo 6. A mudança da equipe de professores é um importante marco de crescimento para os alunos, além de favorecer a formação e atuação docente bem focada e adequada à faixa etária.

Saiba mais sobre os aspectos gerais

Tempo

O Ensino Fundamental 2 na Miró acontece no período da manhã, das 7h15 às 12h45 (5 horas e 30 minutos). O tempo diário se divide em 4 aulas de 75 minutos cada uma e um intervalo de 30 minutos.

Na Miró, o ano escolar no Fundamental 2, diferentemente do usual, é organizado em três trimestres, pois acreditamos em conquistas e avaliações mais processuais que se dão em um período mais longo de tempo.

Estamos convencidos de que o tempo de 75 minutos de aula favorece a ritualização da aula (organizar a sala, os materiais, as lições; propor, realizar e concluir o trabalho) e ao mesmo tempo o aprofundamento dos estudos específicos das áreas. É um tempo adequado também para que os alunos dessa faixa etária mantenham a concentração e dedicação em um trabalho.

Algumas aulas acontecem com as turmas divididas, o que facilita o acompanhamento dos alunos em suas necessidades individuais e específicas. É o caso das aulas de laboratório de Ciências, Artes (plásticas, teatrais, corporais), Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. As aulas com turmas divididas estão previstas na grade horária e acontecem toda semana.

Na Miró, optamos por um intervalo de 30 minutos para os alunos do Fundamental 2, pois acreditamos ser um período importante para que eles interajam, se conheçam, se socializem de maneira mais espontânea e informal. A coordenação acompanha os alunos durante todo o intervalo, mediando possíveis conflitos e observando as inter-relações, o que aproxima e fortalece o vínculo entre os adultos e os adolescentes.

Espaço

Julgamos que o ambiente de aprendizagem deve favorecer a interação entre os alunos, por isso a disposição do espaço varia de acordo com a proposta da aula, podendo estar em roda, em grupos, em duplas ou qualquer outro formato.

Toda a estrutura física e os equipamentos multimídia, presentes em todas as salas, também estão a serviço da interação e da aprendizagem dos alunos, que fazem um uso planejado e mediado pelos professores, de acordo com os objetivos pedagógicos de cada aula.

Dentro das salas há também armários para uso individual do aluno que deve administrar e se responsabilizar por utilizá-lo adequadamente: há escolha de quais materiais devem ficar no armário, a organização dos objetos dentro dele e o cuidado com a chave. A conquista de um armário de uso próprio e autônomo é um importante indício de crescimento para os alunos do Fundamental 2.

Além da sala de aula, outros espaços estão preparados e adequados para receberem as aulas e/ou atividades das mais variadas possíveis. Contamos, portanto, com uma sala de uso múltiplo para as artes corporais e teatral, sala de artes visuais, quadra, laboratório de ciências naturais e biblioteca que apoia também os momentos de pesquisa e trabalhos em grupo.

Materiais

Buscamos trabalhar com uma variedade de recursos didáticos que sejam coerentes com os princípios socioconstrutivistas de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferentes necessidades dos estudantes e prever um percurso didático que possibilite que aluno e professor sejam coautores na construção do conhecimento.

No Fundamental 2, priorizamos os materiais produzidos por nossa própria equipe. Os professores de cada área elaboram cadernos pedagógicos que garantem tanto o percurso didático no qual acreditamos, como os conteúdos previstos no nosso currículo. Esses conteúdos não se restringem aos fatos e conceitos das diversas disciplinas, mas englobam também os conteúdos relacionados aos procedimentos de estudante (realizar pesquisa, fazer anotações de aula, revisar um texto, entre outros) e às atitudes (participar de um debate, trabalhar em grupo, etc.).

Nesse sentido, os cadernos pedagógicos elaborados pelos professores contêm as sequências didáticas e os projetos previstos para o estudo de cada conteúdo, preveem espaço para levantamento das hipóteses dos alunos, problematizações, sistematizações, atividades, lições de casa e autoavaliações. A elaboração do material didático pela própria equipe pedagógica garante, ainda, a revisão e atualização constantes, feitas pelos próprios professores-autores.

Além do material produzido por nossa equipe, adotamos livros de literatura, paradidáticos e didáticos, que são sempre utilizados de acordo com nossos princípios socioconstrutivistas.

Também valorizamos o caderno do aluno como um instrumento potente para o processo mais individual de construção do conhecimento. No Fundamental 2, os estudantes apresentam maior autonomia para compor o próprio caderno com registros das aulas, anotações das dúvidas, sistematizações dos conhecimentos. Assim, incentivamos e planejamos o uso do caderno, de modo que ele ofereça apoio aos estudos e se torne um portador significativo para os alunos.

Da mesma maneira, os recursos tecnológicos se inserem entre os nossos materiais didáticos de maneira transversal e coerente com os princípios socioconstrutivistas. Utilizamos aplicativos para reapresentação e socialização do conhecimento, ambientes colaborativos para produção de texto e chats, ferramentas para pesquisas online, entre muitos outros usos criativos e adequados da tecnologia em favor da aprendizagem.

Currículo

Acreditamos em uma concepção de currículo e conhecimento que tenha real significado para a compreensão do mundo e da vida em sociedade.

Especialmente no Fundamental 2, os alunos já contam com uma autonomia intelectual e moral que permite olhar para o mundo de maneira menos autocentrada; nesse sentido, os problemas da sociedade se tornam também reflexões pessoais. Assim, buscamos garantir um currículo que contemple a formação integral dos alunos, como pessoas críticas frente aos desafios da sociedade contemporânea.

No Fundamental 2, a grade curricular traz uma continuidade das concepções trabalhadas no segmento anterior. Nesse sentido, preservamos as mesmas disciplinas tradicionais de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais (que agora se dividem em História e Geografia), Arte e Educação Física.

No entanto, para atender às demandas próprias de cada faixa etária e contemplar o currículo contemporâneo e integrado, algumas especificidades aparecem nas grades dos diversos anos do Fundamental 2.

O 6º e 7º anos contam com uma aula semanal de Orientação Educacional (OE) que busca dar apoio ao estudante no momento de transição para o Fundamental 2. As aulas de OE têm como foco o trabalho com as inter-relações e o desenvolvimento da autonomia de estudante. Nesse sentido, são realizadas assembleias de classe para tratar temas do cotidiano dos alunos (na maioria das vezes propostos por eles mesmos), reflexões sobre dilemas morais; além de trabalhos com procedimentos de estudante, como elaboração de resumo, organização do caderno e preparação de seminários.

O 7º e 8º anos contam ainda com o Projeto de Convivência na Adolescência (PCA), com uma aula semanal para promover reflexões, debates, tirar dúvidas, trazer informações sobre os processos de socialização, no contexto das mudanças típicas da adolescência. São realizados trabalhos com temas como: as transformações da puberdade, o papel do adolescente no contexto contemporâneo, o uso da internet pelos jovens, entre outros.

O trabalho com Arte também se diversifica ao longo do Fundamental 2, pois, assim como nos ciclos anteriores, o objetivo é que os alunos tenham contato com variadas formas de manifestação e produção artística e cultural. No 6º ano, os alunos têm uma aula semanal de Arte Contemporânea, com produção e apreciação específicas desse momento histórico; e uma aula semanal de Artes do Corpo, onde trabalham a consciência corporal e a manifestação cultural por meio do movimento.

O 7º e o 9º ano contam com uma aula semanal de Teatro. No 8º ano, é inserida na grade uma aula de História da Arte como fonte de ampliação do repertório cultural dos estudantes, sobretudo ao que se refere à arte barroca. Ademais, voltam as aulas de Artes do Corpo com o foco maior nos estudos de intervenções públicas e técnicas teatrais com a máscara neutra.

No 9º ano, a grande novidade são as aulas de Atualidades, que acontecem duas vezes na semana com o objetivo de promover a ampliação do olhar social dos alunos, de maneira mais politizada e crítica.

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