24/08/2017 / Educação Infantil

Espaço de Boas Experiências

Por Thea Rodini Coordenadora – Educação Infantil.

Há 7 anos demos início a um novo desafio na Miró: começamos o nosso Grupo 1. FOTO 1

Essas crianças estão iniciando sua vida escolar, dando um passo importante em suas histórias, começando um processo de muitas e diferentes vivências. O período de 0 a 3 anos é muito importante no desenvolvimento infantil e é uma etapa de grandes transformações e aquisições. É nessa fase que as crianças começam a andar, que acontece a aquisição da fala, que se inicia o processo de conquista da autonomia, que começam a construir a própria identidade e passam a perceber o outro. É também até os três anos que acontece a maior parte da formação das conexões cerebrais, por isso os primeiros anos são fundamentais como base de formação das competências e habilidades para uma vida inteira.

FOTO2A forma de comunicação e o processo de aprendizagem nesse período estão pautados na exploração, imitação e nas brincadeiras. Portanto, é papel da escola garantir uma organização do tempo e do espaço e proporcionar às crianças vivências ricas de sentido e significado. Planejamos detalhadamente as atividades que são realizadas, propiciando às crianças a participação em rodas de história e de música, em muitas atividades de artes e brincadeiras dentro e fora da sala. Entendemos que essas práticas são muito importantes para estimular o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo.

Nesse momento em que o início da formação pessoal e social está acontecendo, é muito importante que haja investimentos e intervenções adequadas para que as crianças tenham aquisições em relação a alguns aspectos como no desenvolvimento da oralidade, da autonomia e para que comecem a participar de situações de interação entre os pares. Essas capacidades são desenvolvidas com mais facilidade se forem estimuladas. Por isso, os adultos desempenham um papel essencial, pois auxiliam – através de modelos e ajudas ajustadas – a criança a progredir. Guardar seus próprios brinquedos, comer sem o auxílio dos adultos, aprender a estar em situações de grupo, a participar cada vez melhor das atividades, a ouvir uma história são algumas das habilidades a serem ensinadas.

Para contemplar todos esses aspectos o currículo do Ciclo 1 é composto por projetos, e sequências de atividades diversas que são IMG_2172organizadas e planejadas cuidadosamente para promover aprendizado de forma desafiadora e lúdica. Ter uma rotina organizada que estrutura o dia-a-dia dos grupos faz com que as crianças se sintam mais seguras, pois vão se familiarizando e situando-se naturalmente. Além disso, a rotina favorece o desenvolvimento da autonomia, uma grande busca curricular, já que as crianças podem prever qual será a próxima atividade, qual o espaço será ocupado e qual será a configuração do grupo nas atividades propostas. Essas atividades são estruturadas de forma que haja oscilação de ritmos e espaços para garantir um maior nível de atenção, uma vez que o tempo de dedicação às atividades ainda é bastante curto nessa idade e ao longo do ano, por meio de investimentos e desafios lúdicos para que participem de cada proposta, o tempo de concentração vai se ampliando gradativamente.

Um outro grande aprendizado para essas crianças é a convivência em grupo. Aprender a dividir brinquedos, atenção do adulto e espaço é um grande desafio quando entram na escola. Aprender a esperar a vez de brincar, de lavar as mãos, de pintar… a resolver pequenos conflitos de outras maneiras, sem precisar recorrer aos chororôs, são atitudes que as crianças adquirem processualmente com a mediação do professor que está sempre atento para fazer intervenções e tornar esses momentos potentes situações de aprendizagem.

IMG_4130Ainda prezamos muito por estimular os pequenos a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas que acontecem, naturalmente, durante a nossa rotina. A comunicação oral permeia o nosso dia a dia em diferentes momentos: nas rodas de conversas e de músicas, nas brincadeiras, durante os cuidados e alimentação, na contagem de histórias, entre outros. Em todas essas situações os professores falam, acolhem, convidam e incentivam a comunicação dos pequenos que participam às vezes com o olhar, com gestos, com balbucios e palavras até irem se fazendo claros com frases e dizeres cada vez maisIMG_2394 contextualizados.

As crianças do Ciclo 1 se envolvem intensamente em cada proposta e aprendem com olhares, gestos, palavras, toques, carinhos tudo e com muita, muita ludicidade e brincadeira!

Tudo isso é apenas o começo… o começo de uma história de muitas conquistas, vivências e aquisições.