17/10/2016 / Fundamental 2, Nossa Escola

FORMAÇÃO DE SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS DE FUNDAMENTAL 2

photo-3

A entrada na adolescência traz a possibilidade de ampliar o olhar: de uma perspectiva mais egocêntrica e autocentrada, típica
da infância, agora os jovens começam a olhar para a sociedade de maneira mais ampla e complexa. Por isso, é essencial que a escola seja um espaço onde os alunos estudem os vários contextos, reflitam sobre as contradições e percebam o seu papel no mundo. Acreditamos que tudo isso só é possível pela formação do senso crítico, o que significa ensiná-los a não se submeter passivamente às várias suposições, mas entendê-las e refletir sobre elas, questioná-las e serem propositivos. Muitas são as atividades e momentos previstos no Fundamental 2 que têm esse objetivo:

 

 

  • Nas Assembleias de Classe, que acontecem mensalmente, os jovens precisam pensar em uma pauta, discutir ideias e encaminhar soluções;
  • Nas aulas de Atualidades, os alunos participam semanalmente de rodas de jornal e discutem temas contemporâneos;
  • Nas aulas de História, os professores enfatizam como cada acontecimento é marcado por diferentes leituras do contexto;
  • Em Língua Portuguesa, os professores buscam articular a compreensão do texto com um olhar mais crítico sobre o mundo, a partir, por exemplo, da interpretação de textos de publicidade e artigos de opinião;
  • Nas aulas de Artes do Corpo, os alunos constroem outro olhar sobre a cidade em que habitam, a partir de propostas de intervenção no espaço público por meio da dança, do grafite e da música;
  • Em todas as áreas, a estratégia do debate é uma ferramenta sempre presente para problematização e construção do conhecimento.

photo-2

 

Todos esses momentos são previstos, planejados e constantemente revistos, para que alcancem os alunos dessa faixa etária e contribuam, de fato, para a formação do senso crítico dos adolescentes.

.