Últimas notícias

28/09/2017 / Fundamental 1

Os alunos conversam em sala de aula!? Por quê?

Por Ana Paula Fortes – Coordenadora do Fundamental 1 Passei onze anos como aluna de escola pública, na cidade de São Paulo. Tive a sorte de estudar nas escolas mais concorridas da região em que morava. O ensino na época, década de 70, início dos anos 80, não era nada diferente do que ainda se […]

Continuar lendo
24/08/2017 / Educação Infantil

Espaço de Boas Experiências

Por Thea Rodini Coordenadora – Educação Infantil. Há 7 anos demos início a um novo desafio na Miró: começamos o nosso Grupo 1.  Essas crianças estão iniciando sua vida escolar, dando um passo importante em suas histórias, começando um processo de muitas e diferentes vivências. O período de 0 a 3 anos é muito importante no […]

Continuar lendo
09/06/2017 / Nossa Escola

ALTERAÇÃO DO TRÂNSITO EM FRENTE À ESCOLA!

ALTERAÇÃO DO TRÂNSITO EM FRENTE À ESCOLA! Durante o dia de ontem, à tarde, foi implantada pela TRANSERP uma medida que vem sendo negociada pelas escolas Miró e Einstein e pelos prédios da nossa rua há algum tempo. Essa medida visa melhorar o fluxo de trânsito da rua nos horários de pico. = QUAIS SÃO […]

Continuar lendo
24/04/2017 / Fundamental 1

Vida longa aos Projetos Pessoais!

Em uma roda de conversa em sala de aula, há alguns anos atrás, um dos alunos levantou a mão e perguntou: “Por que temos que fazer lição de casa?”. Nem preciso dizer que essa pergunta foi repetida, quase como um eco, por muitas outras crianças presentes. Diante do questionamento, a professora pediu para que eles […]

Continuar lendo
31/03/2017 / Artes, Fundamental 2

ARTES DO CORPO

Professor Léo “O que seria de nós sem as coisas que não existem.” LUME Teatro Artes do Corpo nasceu como uma disciplina na escola Miró em 2014. Nosso desejo era construir um caminho de experienciação que produzisse escapes do corpo “óbvio”, disciplinado pelo cotidiano e pelo abandono da infância. Percebíamos que conforme os alunos se aproximavam […]

Continuar lendo
22/03/2017 / Educação Infantil

Brincadeiras de Parque

Correr, pular, saltar, fazer de conta… A hora do parque é um dos momentos da rotina da Educação Infantil aguardado com muita expectativa por todos, todos os dias! O que torna esse momento tão rico e esperado? Como este momento é pensado para que as crianças convivam e aconteçam interações e trocas? Como as brincadeiras […]

Continuar lendo
24/02/2017 / Nossa Escola

Carnaval Escola Miró 2017

SIMMMM! COMEMORAMOS O CARNAVAL NA MIRÓ! ESSA É UMA MANEIRA REVIVEMOS, DE CERTA FORMA, TODA UMA HISTÓRIA E DE ENTENDERMOS MELHOR A NOSSA CULTURA NA ATUALIDADE. São muitas e de longa data as histórias da origem do carnaval. Sabe-se que desde a antiguidade essas manifestações existem com intuito, naquela época, de celebrar os deuses pagãos […]

Continuar lendo
24/02/2017 / Fundamental 1, Nossa Escola

Reunião de pais, o fortalecimento da relação família-escola

Ana Paula Fortes – Coordenadora Fundamental 1 As escolas, comumente, proporcionam momentos, ao longo do a no, em que educadores e famílias se encontram para falar de aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos e outras informações importantes do funcionamento e princípios da escola: as reuniões de pais. Há diferentes objetivos e formas para que […]

Continuar lendo
03/02/2017 / Fundamental 2, Nossa Escola

ELISABETH, A GRAMÁTICA E OUTROS PORMENORES

Felipe Nassar – professor de Língua Portuguesa Fundamental 2 1 Não tenho muita saudade das aulas da Professora Elisabeth, da sexta série (atual sétimo ano) da escola municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, em São Paulo; a escola ficava em cima de um morro e tinha uma quadra rachada no meio – havia, inclusive, uma […]

Continuar lendo
17/10/2016 / Fundamental 2, Nossa Escola

A AUTOAVALIAÇÃO NO FUNDAMENTAL 2

Como princípio da escola acreditamos em uma avaliação formativa que esteja a favor do processo de aprendizagem do aluno. Assim, a avaliação faz sentido somente quando o aluno está consciente do seu próprio processo, sabendo o que é preciso para aprimorá-lo e podendo, dessa forma, protagonizá-lo de maneira palpável e consistente. Dessa forma, a autoavaliação […]

Continuar lendo