24/02/2017 / Nossa Escola

Carnaval Escola Miró 2017

SIMMMM! COMEMORAMOS O CARNAVAL NA MIRÓ!

ESSA É UMA MANEIRA REVIVEMOS, DE CERTA FORMA, TODA UMA HISTÓRIA E DE ENTENDERMOS MELHOR A NOSSA CULTURA NA ATUALIDADE.

São muitas e de longa data as histórias da origem do carnaval. Sabe-se que desde a antiguidade essas manifestações existem com intuito, naquela época, de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Vem dessa época distante o fato das pessoas dançarem e se fantasiarem para se passar por outros, principalmente, naquela ocasião, pela possibilidade de “ser outro se outra classe social”. Depois de muitos séculos, essas festas foram incluídas no calendário cristão e passaram a se chamar “carnaval”, que era a ‘festa da carne’, na qual se poderia cometer excessos antes do tempo da quaresma, de introspecção e sacrifício, segundo a igreja.

No Brasil o carnaval chegou na época colonial, principalmente pelos portugueses que trouxeram o ‘entrudo’, manifestação na qual, aqui no caso do Brasil, os escravos saiam pela rua enfarinhados e de rostos pintados. As famílias mais abastadas observavam de longe e jogavam água nos manifestantes. Em meados do século XIX o entrudo foi proibido e cresceram os bailes mais abastados em grandes salões de festas, com máscaras e fantasias de gala, com maior influencia da corte europeia. Porém, as manifestações de rua não cessaram e assim, foram surgindo outras maneiras de aparecer e festejar o carnaval mais popularmente. Surgiram os cordões, ranchos e marchinhas. Juntaram-se a essas manifestações outras de origem africana como os afoxés, frevos e corsos. Mais recentemente surgiram as escolas de samba e os trios elétricos.

É uma história rica, que culmina hoje em uma das maiores manifestações da cultura brasileira.

Por tudo isso, comemoramos o carnaval na Miró. Acreditamos ser a escola um dos redutos que preservam esse tipo de patrimônio, levando em consideração toda importância que isso tem. Não é uma preservação patrimonial somente com abordagem histórica e de conhecimento, mas uma comemoração vivenciada com alegria e entusiasmo por ser real! Esse tipo de comemoração traz a capacidade de mantermos os antigos costumes, mas também de entendermos, individual e coletivamente, a nossa cultura e assim podermos transformá-la…  o que queremos, é formar nos nossos alunos, de certa forma, uma nostalgia por toda uma história sem que, necessariamente, se precise vivê-la! É um querer bem audacioso, mas acreditamos que a vivência de um carnaval de verdade forma esse olhar e esse sentir.

A comemoração do Carnaval na nossa escola acontece desde sempre e é motivada pelos aspectos culturais, mas também para nos encontrarmos e ludicamente celebrarmos, nos fantasiando, dançando, sorrindo e brincando coletivamente.

Esse ano, mais uma vez comemoramos o carnaval ao som de marchinhas ao vivo, muita folia, confetes, serpentinas, cirandas e trenzinhos pelo salão (nossa quadra). A ‘Miromolência’, bateria formada pela equipe da Miró, a pedidos, também veio dar o “ar da graça” em uma apresentação cheia de ritmo e força.

Que venham muitos outros carnavais!!!

Aprecie as fotos do nosso carnaval de 2017 CLIQUE AQUI