22/03/2017 / Educação Infantil

Brincadeiras de Parque

IMG_2296Correr, pular, saltar, fazer de conta… A hora do parque é um dos momentos da rotina da Educação Infantil aguardado com muita expectativa por todos, todos os dias!

O que torna esse momento tão rico e esperado? Como este momento é pensado para que as crianças convivam e aconteçam interações e trocas? Como as brincadeiras de parque podem contribuir com situações potentes para aprendizagem?

Brincar é um importante modo de expressão na Educação Infantil. Brincando, as crianças vivenciam experiências que garantem desafios e aprendizagens muito importantes para a sua formação integral. Muitas descobertas acontecem através das brincadeiras, por meio das quais as crianças se deparam com a possibilidade de se expressar, experimentar, refletir e se perceber como indivíduo. Quando as crianças brincam elas desenvolvem a interação, o uso da linguagem, aspectos motores e cognitivos. Constroem relações sociais de forma lúdica e ampliam seu conhecimento de mundo, além de poderem também desenvolver outras capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação.

O parque e as brincadeiras que lá acontecem sempre foram tema de leituras e discussões nos encontros com os educadores da Educação Infantil. Como sabemos da importância pedagógica e da necessidade de que esse momento esteja incluído no planejamento diário dos professores, regularmente conversamos e refletimos sobre a organização do tempo, a ocupação do espaço, o uso dos materiais e, principalmente, sobre as formas de interação que acontecem nesse espaço. Dessa maneira nossas intervenções se tornam cada vez mais apropriadas às necessidades e interesses das crianças, oferecendo oportunidades para que possam experimentar diferentes possibilidades de brincadeiras e ampliar as habilidades necessárias.

A presença do professor é muito importante para viabilizar, promover e enriquecer as brincadeiras, ajudar na organização do ambiente, mediar as situações de conflito que possam surgir e estimular a participação de todos. O olhar do professor é de extrema importância para identificar as necessidades individuais e do grupo e, assim, fazer intervenções adequadas.

Procuramos oferecer espaços organizados, variedade de materiais e tempo adequado. Para isso, levamos em consideração a faixa etária das crianças e suas habilidades e fazemos um escalonamento das turmas, organizando horários para frequentarem o parque e seus diferentes espaços (tanque de areia, praça, varanda e quadra). Sendo assim, quando vão para o parque as crianças podem aproveitar o balanço, o trepa, o escorregador, a areia com seus brinquedos específicos, além de poderem se divertir com pneus, tecidos, cordas e tatames dispostos pelas professoras em nossa praça. Pretendemos, dessa forma, possibilitar escolhas às crianças: de temas, papéis, objetos, desafios físicos e parceiros com quem queiram brincar.

Preservar o lugar da brincadeira no nosso currículo também é um dos nossos objetivos, pois em uma sociedade cada vez mais urbanizada e informatizada, as brincadeiras coletivas, de movimento e ao ar livre, assim como as brincadeiras infantis tradicionais, deixam de ser uma prioridade e perdem a preferência das crianças que acabam por desconhecer tais possibilidades. E ainda, há por trás desse trabalho um outro grande objetivo quando pensamos em cultura infantil, o de garantir que a escola seja reduto de preservação dessa cultura na nossa atualidade, precisamos resguardar e vivenciar o grande e rico patrimônio de brincadeiras tradicionais construído por nossos antepassados, para que esse não se perca, e é na escola que isso se dará. É muito importante resgatarmos brincadeiras, parlendas e canções para possibilitarmos a construção e ampliação do repertório dessas tradições pelas nossas crianças e o parque é um dos lugares bastante apropriado para que isso aconteça. Brincar e se divertir por meio de brincadeiras tradicionais como, pular corda, amarelinha, corre cotia, ciranda, pique pega, pique gelo, elefante colorido, entre outras, é muito importante para a formação de nossos alunos, pois essas, além de serem atividades lúdicas, estimulam a criatividade, as habilidades motoras, o brincar em conjunto e o desenvolvimento social.

É nesse ambiente de aprendizagem que nossos alunos e alunas vão socializar-se, ganhar autonomia e desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades.

Coordenação – Educação Infantil.