Home / Nossa escola

História

Entendemos a educação como uma possibilidade de transformação e de compromisso com um futuro possível!

História

Em 1991, a Escola Miró foi fundada por educadoras que expandiram suas convicções da sala de aula para um projeto de escola!

Uma escola deveria ser um lugar com intenção de formar integralmente os alunos com atenção ao processo coletivo, mas também às diferenças individuais.

Queríamos uma escola plural com princípios pautados em concepções socioconstrutivistas de educação e com uma abordagem de ensino e aprendizagem ativa, criativa, apoiada em situações reais e na resolução de problemas e que desse destaque à formação em valores humanos.

A partir dessas concepções, fazeres e reflexões contínuas, foi possível começar, ocupar um espaço importante na nossa cidade e crescer!!!

Nesses anos todos, conquistamos a nossa sede própria, ampliamos o nosso atendimento (desde as crianças de 1 ano até o final do Ensino Fundamental 2) e consolidamos o nosso projeto pedagógico, a partir de uma base de diretrizes pautada em muitas referências teóricas e discussões, reflexões e registros da prática.

Essa trajetória vivenciada com profundidade e compromisso sempre foi coerente com a essência dos nossos valores e princípios e esteve olhando para os novos paradigmas, buscando formar alunos conscientes de suas capacidades para construir uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável.

Há mais de duas décadas, então, a Escola Miró consolida o seu trabalho praticado com excelência e paixão pelo ato de educar e conviver com crianças e adolescentes.