ASPECTOS GERAIS

METODOLOGIA

No modelo didático adotado para o Ensino Médio da Miró está centrado na interdisciplinaridade e na resolução de situações-problemas. A primeira se pauta na construção de sínteses integrativas de conteúdos, habilidades e competências via eixo articulador que abrange os conceitos de todas as disciplinas. A segunda potencializa a autonomia intelectual do estudante, pois para resolver os problemas propostos eles explicitam suas hipóteses e conhecimentos prévios, buscam informações em diferentes meios de divulgação, refutam soluções menos prováveis e elaboram explicações para os problemas observados. Esse modelo de participação ativa no processo de construção do próprio conhecimento incentiva a formação integral em sua multidimensionalidade (afetiva, ética, social, cultural e intelectual).

Saiba mais sobre os aspectos gerais

Material Didático

O material didático do Ensino Médio é autoral, produzido pelo próprio corpo docente. Essa escolha pedagógica se dá pelo fato de o material estar vinculado ao tema de cada projeto e também para dar continuidade ao percurso didático metodológico adotado pela escola. Além disso, em cada início de projeto, contamos com um acervo, selecionado pela equipe, de livros didáticos, paradidáticos e clássicos de cada área do conhecimento. Esse material é usado para fomentar o hábito da leitura e pesquisa, com o objetivo de aumentar o repertório e também aproximá-los da experiência universitária. Há também um banco de exercícios físico e digital diversificados, de diferentes níveis de profundidade, disponíveis para que o aluno crie a autonomia de estudo para fixação, treino ou desafios, que pode ser usado em sala ou em casa.

Currículo

A palavra currículo se originou do latim “currere”, e significa “rota”, “caminho”. Assim, o currículo não só é o “conteúdo das matérias”, como também a proposta de uma trajetória de escolarização, o que envolve os conteúdos estudados, as atividades realizadas, as competências e habilidades desenvolvidas. Nesse sentido, o currículo é a construção de um caminho que envolve aquilo que se estuda e como se estuda.

Na Escola Miró, a proposta curricular é interdisciplinar, o que demonstra que os conteúdos são desenvolvidos de forma integrada entre as diferentes áreas do conhecimento. Além disso, seguimos a Base Comum Curricular (BNCC), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais. É importante ressaltar que nosso currículo é flexível (porque considera os estudantes envolvidos e os momentos escolares em que estão) e a vida no século XXI (novas estratégias de ensino para novos alunos, que vivem em mundo globalizado ainda que tragam na bagagem seus valores pessoais e regionais).

Avaliação

No Ensino Médio, damos continuidade ao princípio de avaliação formativa. Utilizamos uma diversidade de instrumentos avaliativos (provas, simulado, processamento individual, seminários, reelaboração do conhecimento). É fundamental que o professor contribua com um amplo repertório de procedimentos e técnicas buscando captar, individual e coletivamente, a aprendizagem dos alunos. Nossa proposta valoriza e dá sentido aos processos que cada discente descobre durante seu itinerário escolar.

Conheça os Aspectos específicos