22/12/2020 / Educação Infantil, Escola Miró

INTERAÇÃO

Por equipe da Educação infantil

Ao ingressar na escola, as crianças se tornam mais propensas a aprender e também a se desenvolver socialmente, Interaçãoelas têm a oportunidade de estar mais próximas umas das outras e é através da convivência com iguais, tão importante para o desenvolvimento infantil, que as interações se intensificam. Esse contato é muito rico, pois há sempre um grande aprendizado social acontecendo nessas situações, as crianças aprendem a dividir brinquedos, brincar em pequenos grupos, se comunicar, além de aprenderem umas com as outras.

A gama de habilidades que podem ser desenvolvidas com a orientação de adultos e com a colaboração dos pares, excede o que pode ser alcançado sozinho, ou seja, é essencial que a criança interaja com os demais para adquirir novas perspectivas e capacidades. O adulto é mais do que um modelo para a criança, é uma referência de como ela deve agir diante das situações, de como conseguir expor suas ideias e ouvir a opinião do outro. Além do aprendizado que ocorre com a convivência com adultos, as crianças aprendem de maneira bastante significativa com seus colegas, um dos motivos é que possuem interesses, vontades, habilidades e possibilidades semelhantes. É a partir desse convívio que elas começam a se perceber como parte integrante de um grupo, começando, assim, a desenvolver o processo de socialização. Porém, precisamos pensar na interação além de um simples contato com as demais crianças na sala, os pequenos precisam de um ambiente que facilite e promova situações desafiadoras para que se desenvolvam nesse aspecto.

InteraçãoTer intencionalidade e responsabilidade pedagógica para pensar em estratégias que envolvam as crianças em situações de aprendizagem, descoberta de seus quereres e dos quereres dos demais ali presentes é também um compromisso do educador com a interação e com o desenvolvimento integral das crianças.

Dessa maneira, é importante que relação professor/aluno seja potente e eficaz nos diversos momentos em que proporcionamos interações e relações entre os pares, as mediações do adulto, permeiam ações, estabelecem vínculos necessários e ampliam repertório de conduta e fala da criança.