01/12/2020 / Educação Infantil, Escola Miró

Aula de música para pequenos

Flávia Prado, professora de música dos Grupos 2 e 3

Aula Musica1A música faz parte da vida de todo ser humano. Desde o nascimento somos imersos a vivências cotidianas com variadas fontes musicais, seja a voz da mãe ou de alguns familiares na hora de ninar, nas brincadeiras e comandos do dia a dia, ou ainda, músicas vindas de mídias em aparelhos de som, celulares e televisores (programas, DVDs) entre outros. Aquelas primeiras são transmitidas oralmente e que bom seria se perpetuássemos estes sons e músicas em nossas formas de comunicação, interação e afeição… o que no tempo da “bisa”, provavelmente, eram mais comuns.

Do primeiro ao terceiro ano de vida, a criança amplia e muda muito sua capacidade de se expressar musicalmente, isso se dá principalmente por conta do aumento da capacidade oral e motora e cognitiva, o que permite que esses pequenos se expressem cada vez melhor cantando ou tocando algum instrumento. O sacudir e bater são os primeiros modos de ação. Os pequenos se interessam muito pela maneira como o som é produzindo e, por meio de imitação e experimentação, vivenciam ações com os instrumentos descobrindo diferentes timbres e formas de tocar. Dessa maneira, exploram as qualidades do som (altura, duração, timbre, intensidade), som e silêncio e começam a desenvolver sua capacidade rítmica.

Escola MiróMusicalizar tem um significado maior do que tocar um instrumento ou ter noções de leitura e escrita musical. Alguém que seja musicalizado tem a capacidade de perceber fenômenos musicais, é mais sensível e sabe se expressar musicalmente, seja cantando, tocando algum instrumento ou assobiando. Assim, alguns objetivos gerais da musicalização seriam: construir noções de produção de som e rítmicas para tocar algum instrumento, desenvolvimento de áreas neurológicas próprias de aquisição de sons musicais, formação de ouvintes conscientes, dando condições para que percebam os fenômenos musicais, aproveitando todos os aspectos importantes que a construção de repertório de conhecimentos e habilidades ligados à música pode oferecer de bom. A musicalização, portanto, deve trilhar caminhos que possam oferecer possibilidades para desenvolver a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, o ouvido musical, o prazer em ouvir música, a expressão corporal, dar espaço à imaginação, a memória, a atenção, a concentração, a autodisciplina e o respeito ao próximo. De outra forma, os percursos da musicalização podem desenvolver as capacidades de ouvir, perceber, discriminar eventos sonoros diversos, brincar, imitar, inventar, produzir e reproduzir sons e música.

Dentro das nossas vivências musicais podemos destacar todos estes aspectos sendo que um dos “nortes” dos encontros de música na Miró é construir e ampliar o repertório das crianças, tanto das “nossas” cantigas mais populares como as de rodas e brincadeiras, como das músicas construídas para o desenvolvimento musical infantil e, ainda, músicas do mundo, por exemplo, música da linhagem mais erudita europeia – Beethoven, Bach, Serguei Prokofiev, etc., – músicas como mantras de origem indiana, entre outras.  Variar os tipos de música amplia as possibilidades do trabalho com os elementos estruturais da música como ritmo, altura, intensidade, som e silêncio.

Todos os fazeres musicais, envolvem aspectos cognitivos, motores, afetivos, sociais e culturais e trazem momentos importantes da construção do ser histórico que se reconhece como indivíduo e como pessoa que se relaciona e convive em um determinado meio cultural. Além de tudo isso, percebemos o quanto as crianças participam e se envolvem nas aulas com corpo e mente, com razão e emoção. Demonstram sempre muita alegria e participação, o que para o professor traz também muita satisfação, prazer e descobertas diárias no envolvimento com o ensino da música.