17/10/2016 / Educação Infantil, Nossa Escola

RODAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

photo-03O primeiro passo para que as crianças se tornem leitores é se interessarem pelos livros e seus conteúdos. Uma maneira bastante sedutora para que isso aconteça com os pequenos é ler para eles. Nesse sentido, a Roda de História é uma rica e desafiadora atividade que acontece, diariamente, em todos os grupos da Educação Infantil e ocupa parte importante do nosso currículo na área de Língua Oral e Escrita com o objetivo de possibilitar que nossos alunos se sintam parte de uma comunidade leitora, conheçam textos, possam trocar ideias sobre eles, interajam com diferentes gêneros textuais, autores, ilustradores, coleções, temas, funções e usos da língua.

photo-4Por meio dessa prática, as crianças ampliam a imaginação, desenvolvem a oralidade e o gosto pela leitura, aumentam o vocabulário e constroem sentido e significado para o texto. Trabalhamos com uma diversidade de recursos na hora de contar as histórias: livros, fantoches, caixas de histórias, dramatizações, entre outros, sem, contudo, deixar de valorizar sempre o livro como portador e fonte dos textos a serem trabalhados. Nossas Rodas de Histórias têm propostas diferentes conforme as idades, interesses e possibilidades das crianças.

Nos Grupos 1 e 2, a repetição é muito importante, pois as crianças têm a necessidade de ouvir diversas vezes a mesma história. Pela leitura de histórias, elas começam a compreender e a se apropriar das falas, das personagens, enfim, do conteúdo do livro. Procuramos promover a ampliação das capacidades de comunicação e expressão das nossas crianças, mais especificamente nas competências de falar e ouvir.

photo-02A partir do Grupo 3, nossa proposta é promover e estimular ainda mais o gosto pela leitura e ampliar o repertório de histórias das crianças. Nessa idade é importante que comecem a entrar em contato e se interessar por diferentes gêneros literários, além de desenvolverem a prática da recontagem de histórias, seguindo uma sequência narrativa, o que significa conhecer, compreender e construir uma lógica temporal e de desenvolvimento do texto para reproduzi-lo de forma coerente.

Escutar histórias, nessa e em outras etapas da escolaridade, é o início da aprendizagem para a formação do bom leitor.