17/10/2016 / Educação Infantil, Nossa Escola

DISCUSSÃO EM SALA DE AULA NO FUNDAMENTAL 1

photo-2Prática diária em todos os anos do Fundamental 1, a discussão em sala de aula é essencial para o processo de aprendizagem. É por meio dela que os alunos podem expor seus conhecimentos prévios em relação a determinado conteúdo e participar ativamente da construção do saber. Além de desenvolverem uma postura argumentativa, participativa e questionadora, eles também começam a ter uma visão crítica não apenas dentro da sala de aula, mas também em relação ao mundo que os permeia.

As discussões acontecem em diferentes momentos do processo de aprendizagem. Podem vir logo após uma pergunta disparadora de um novo conteúdo; durante a atividade, quando surge uma dúvida ou opinião importante de um aluno ou grupo e que pode servir de dica para os demais; depois de uma atividade realizada, para debater as respostas e estratégias utilizadas.

photo-1

Cabe aos professores planejar e mediar as discussões, após a análise das produções dos alunos e do levantamento dos aspectos mais ricos e instigantes para a aprendizagem. Assim como em qualquer outra atividade, eles propõem, acompanham, ajudam a organizar a participação dos alunos e a tornar claras algumas falas, quando esses não conseguem se expressar.

Com as discussões, a aprendizagem se torna mais significativa para o aluno, pois dessa maneira ele participa ativamente e desenvolve cada vez mais um discurso reflexivo e argumentativo. Nesse sentido, as discussões também acontecem em momentos de decisões em grupo, de reflexões a respeito das relações com o outro e com o espaço escolar.