17/10/2016 / Artes, Educação Infantil

ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A arte é uma linguagem que pode ser abordada, em sala de aula, por diferentes caminhos e possibilidades. Na Educação Infantil, propomos situações que proporcionam para as crianças experimentação, criação, apreciação, produção artística e a possibilidade da análise de obras de arte.

O trabalho de artes na Miró garante espaço e importância curricular e é pensado de acordo com o desenvolvimento da faixa etária:

 

  • Nas classes do Grupo 1 e 2, o trabalho tem como objetivo a percepção sensorial, a experimentação e o contato com a plasticidade dos materiais.
  • A partir do Grupo 3, as crianças participam de atividades e projetos que envolvem propostas nas várias linguagens: desenho, colagem, pintura, modelagem e escultura que viabilizam o desenvolvimento da produção mais intencional e elaborada.

photo-3

 

Nos momentos de apreciação, elegemos imagens de obras de artistas renomados, produções de diversas manifestações culturais e dos trabalhos dos próprios alunos. As crianças são convidadas a expor suas impressões sobre as imagens apreciadas e constroem, a partir dessas vivências, um repertório muito importante sobre o patrimônio cultural que a circunda.

As propostas podem ser temáticas ou conceituais, de aquisição de um determinado procedimento ou técnica, ou ainda, para que as crianças desenvolvam no fazer seu próprio percurso em busca de superarem desafios.